A periodontite e a gengivite são contagiosas?

Eles obtêm periodontite e gengivite

A doença periodontal (periodontite e gengivite) pode transmitir-se de pais para filhos ou entre um casal. Mas para que isso aconteça, o recetor tem que ser sensível às bactérias.

Os estudos sugerem que as bactérias causadoras da doença periodontal podem transmitir-se através da saliva, entre pessoas geneticamente suscetíveis. Isto significa que quando um familiar ou um dos elementos do casal entre em contato com a saliva contaminada, existe risco de contrair a doença periodontal.

Assim, não é invulgar que famílias inteiras se submetam ao tratamento periodontal. Recomenda-se que quando uma pessoa seja diagnosticada com esta doença, os seus familiares realizem também uma consulta.

Também se relaciona a saúde periodontal com os hábitos da família. É muito comum encontrar pais com gengivas inflamadas e que sangram por não terem uma boa higiene em casa, com filhos que também desenvolveram este tipo de patologia, porque não foram ensinados a ter bons hábitos de higiene oral.

Da mesma forma, pais que mantém uma boa saúde oral, graças aos bons hábitos e fazem visitas periódicas ao médico dentista, costumam ter filhos com um periodonto são.

FAQ BQDC

Procurar clínica de medicina dentária

Buscar clínica dental