Como se curam as doenças periodontais?

Como curar doenças periodontais

As doenças periodontais curam-se eliminando a causa que as produz. Isto é, descontaminando as raízes dos depósitos bacterianos acumulados e calcificados.

Quando estes depósitos são muito rijos, são necessários instrumentos especiais para os eliminar. Se a profundidade do descolamento da gengiva for inferior a 5 milímetros, podemos aceder às raízes, descontaminá-las sem necessidade de despegar a gengiva.

Quando é necessário aceder para além dos 6 milímetros por baixo da gengiva, é necessária uma microcirurgia que nos permita despegar a gengiva, eliminar o tecido inflamado que ocupou a zona na qual antes havia osso, descontaminar a raíz até à sua base e, se possível, estimular a regeneração da matéria óssea.

Todavia, o melhor tratamento é sempre a prevenção. Quanto mais depressa for detetada pelo especialista, mais fácil será tratar a doença periodontal e, portanto, mais rápida e eficaz será a recuperação.

Por vezes, pacientes afetados por este problema consultam o especialista já num estado muito avançado desta doença e o seu tratamento é praticamente impossível. A única solução é a extração das peças dentárias infetadas. Por este motivo, reiteramos a importância da prevenção e dos controlos periódicos para evitar chegar a este tipo de situações.

FAQ BQDC

Procurar clínica de medicina dentária

Buscar clínica dental