Que tipos de próteses dentárias existem?

Existem vários tipos de próteses dentárias:

Prótese parcial removível

O utilizador pode retirá-la para a limpar. Fica apoiada na mucosa e nas gengivas e é auxiliada por ganchos retentores sobre alguns dentes.

Com os avanços materiais e tecnológicos, este tipo de prótese está cada vez mais em desuso e,  normalmente, são substituídas por implantes dentários, por serem fixos, mais estéticos e mais cómodos para o paciente.

Prótese completa removível

É uma dentadura completa para pacientes sem dentes e apoia-se exclusivamente nas mucosas e no céu-da-boca. Assim como no caso da prótese anterior, esta também está praticamente em desuso. Apenas se utiliza numa percentagem mínima de casos nos quais não se podem colocar implantes, para que os pacientes possam levar uma vida relativamente normal. O problema destas próteses reside na sua instabilidade ao comer ou falar, pelo que o paciente acaba por fixá-las com produtos indicados para este fim, como todos os inconvenientes que isso acarreta.

Prótese fixa sobre os dentes

A espessura do dente é diminuída para que possam ser colocadas coroas e dentes falsos.

Trata-se de uma opção muito interessante quando a peça dentária sofreu um traumatismo ou uma cárie, por exemplo. O prostodontista prepara o dente de forma a acomodar uma faceta que lhe devolva a funcionalidade, tanto estética, como mastigatória. Há uma grande quantidade de materiais que nos oferecem diversas opões para solucionar o problema.

Prótese fixa sobre implantes

Tanto para maxilares inteiros sem dentes, como para substituir um ou vários dentes. Estes dentes são dispostos sobre os implantes previamente colocados pelo cirurgião. O prostodontista realizar vários exames, para se assegurar de que a cor e a forma, entre outras coisas, são os mais indicados. Tal como no caso das próteses sobre dentes naturais, as coroas sobre implantes oferecem, igualmente, várias possibilidades de reabilitação. A formação do especialista neste campo é fundamental para dar a conhecer ao paciente os últimos avanços nesta área.

Prótese removível muco-implanto-suportada

Dentaduras completas que se ajustam a uma barra, que por sua vez se apoiam em dois ou três implantes.

Estas próteses usam-se quando o cirurgião se vê obrigado a colocar poucos implantes num paciente sem dentes, normalmente por escassez de osso. Uma boca edêntula (sem dentes) pode ser reabilitada com 4 implantes na parte superior ou a partir de 2 na inferior, e colocar uma prótese que abarcará toda a boca. Este tipo de prótese fixa-se sobre os implantes, mas o paciente consegue retirá-la para uma correta higiene. O facto de estar assim colocada sobre os implantes, faz com que não seja possível nenhum tipo de movimento dentro da boca.

 

FAQ BQDC

Procurar clínica de medicina dentária

Buscar clínica dental